Helm Chart API PID Produção

Informações e Pré-requisitos


Bem-vindo à página de informações do Helm Charts da API PID Produção.

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber para começar a utilizar esse Chart de forma eficiente.


Informações


  • Helm

    Certifique-se de que o Helm esteja instalado no cluster. Você pode baixá-lo e instalá-lo através do comando (snap install helm –classic). Após a instalação, digite (helm version) para conferir se a instalação foi bem sucedida.

  • Kubernetes

    Uma versão compatível do Kubernetes deve estar configurada e rodando. Consulte a documentação do Kubernetes.

  • Permissões

    As permissões adequadas para criar e gerenciar recursos no cluster Kubernetes. Caso seja necessário, entre em contato com a equipe de Infraestrutura.

  • Acesso à Internet

    Necessário para baixar imagens e dependências do Chart.

Pré-Requisitos


Para que a instalação desse Chart seja bem-sucedida, os pré-requisitos abaixo devem ser contemplados ANTES da instalação do chart.

  • Namespace

    Para fins de padronização utilizamos para o namespace sempre o nome da aplicação em si, mas, esse nome não precisa ser igual ao da aplicação necessariamente. Crie ou selecione um namespace coerente com a aplicação que será instalada.

  • Database Storage

    O Ambiente Kubernetes de produção possui todos os bancos de dados necessários em servidor apartado. Diferente de homologação, não mantemos bases de dados dentro do cluster produtivo. O servidor Docker-DB é o responsável por manter as bases de dados das APIs. Consulte a equipe de TN para maiores informações.

Instalação

Através de abordagem gráfica confortável

A partir de agora faremos a instalação de nosso chart através do Jenkins. O Jenkins é uma plataforma de automação de código aberto utilizada para implementar a integração contínua (CI) e a entrega contínua (CD) de software. Sua principal função é automatizar diversas tarefas no ciclo de desenvolvimento de software, como compilar, testar e implantar aplicações. O Jenkins permite que desenvolvedores integrem mudanças no código com mais frequência, possibilitando uma detecção rápida de erros e agilizando o processo de entrega de software de alta qualidade. Além disso, o Jenkins suporta um grande número de plugins que expandem suas funcionalidades, tornando-o uma ferramenta flexível e adaptável a diferentes necessidades e ambientes de desenvolvimento.

Siga os passos descritos abaixo para acessar o Jenkins do TACC e instalar o Chart da API PID no ambiente de Produção.

1 – Acesse o Jenkins clicando aqui, guarde o link em seus favoritos para acesso facilitado posterior. Utilize seu usuário e senha de costume, porém, sem o ponto entre nome e sobrenome.
Caso você não possua credencial e acredite que deveria possuir, entre em contato com a equipe de Infraestrutura e Segurança da TN para que possamos avaliar a sua necessidade.
2 – Na tela a seguir temos a lista de todos os jobs mantidos pelo Jenkins dos quais o seu usuário possui permissões. No nosso caso estamos visualizando todas as rotinas pois a conta utilizada para a escrita desse tutorial é administrativa. Dentre todas as rotinas que você verá, existirá uma pasta chamada DEPLOY, clique nela.
3 – Ao clicar na pasta DEPLOY você será capaz de ver todas as rotinas automatizadas de deploy das aplicações em todos os ambientes, homologação e Produção, inclusive o alvo desse tutorial Deploy-PID-PRD.
4 – Para acionar a esteira de deploy da API PID em Produção, clique na seta que aparece ao lado da rotina escolhida e clique em “Construir agora”. O acionamento da rotina iniciará uma série de passos que garantirão o deploy da aplicação simultaneamente em ambos os clusters de produção, Nemesis (BR) e Tyrant (USA).
5 – Após clicar em “Construir Agora” conforme demonstrado na imagem anterior, a esteira será iniciada. O processo não leva mais de 40 segundos para deployar a aplicação em ambos os clusters. Após a execução, visite o Rancher e verifique a saúde do deploy selecionando o cluster Nemesis e Tyrant na opção Apps > Installed Apps.
Através do Jenkins, o deploy das aplicações fica muita mais fácil, rápida e segura pois inviabiliza a possibilidade de erros humanos. Aprendemos no tutorial da API de Boletos QaS a instalação no ambiente de Homologação através do Rancher. Isso é importante pois é necessário que o profissional saiba o que acontece no backend e quais os passos manuais para a instalação de nossas APIs. O Jenkins executa a instalação da aplicação através dos comandos padrão de instalação Helm sendo executados via Ansible em ambos os clusters de Produção.
Através deste breve tutorial, aprendemos como instalar uma aplicação no Kubernetes através do Jenkins. Esperamos que as explicações aqui oferecidas possam enriquecer o seu aprendizado e facilitar o seu trabalho no dia a dia.

Ótimo Trabalho e até a próxima!


Aprenda mais sobre o Jenkins acessando a documentação oficial.