Helm
O Gerenciador de Pacotes para Kubernetes
O que é o Helm?
O Helm é o melhor caminho para encontrar, compartilhar e usar software construído para Kubernetes. Ele ajuda a gerenciar aplicações Kubernetes, os Helm Charts ajudam a definir, instalar e atualizar até mesmo as aplicações Kubernetes mais complexas.
Helm Charts
Os Helm Charts são fáceis de criar, versionar, compartilhar e publicar. Eles descrevem até mesmo os aplicativos mais complexos, fornecem instalação de aplicativos repetível e servem como um único ponto de autoridade.
Helm é a melhor maneira de descobrir, compartilhar e utilizar aplicações construídas para o Kubernetes.
Compartilhamento Simples
Os Helm Charts são fáceis de versionar, compartilhar e hospedar em servidores públicos ou privados.
Para saber mais sobre o Helm acesse a documentação oficial do projeto CLICANDO AQUI!
Rollbacks
Use o comando helm rollback para voltar facilmente para uma versão mais antiga de um deploy.
Como Instalar o Helm?
Aqui no TACC a instalação é feita via snap através do comando snap install helm –classic.
O Helm também possui um script de instalação que automaticamente pega a última versão do Helm e instala localmente. Você pode buscar esse script e executá-lo localmente.
Conclusão
O Helm é uma ferramenta poderosa para gerenciar pacotes no seu cluster Kubernetes. Ele oferece uma maneira eficiente de definir, instalar e atualizar aplicações, tornando a gestão do seu cluster muito mais simples e eficaz.
Resumidamente, o Helm serve para encapsular os seus manifestos Kubernetes. Imagine uma situação em que seu deploy possui 15 arquivos yaml diferentes, ou que seja, apenas 1 arquivo com X linhas que representa o deploy de determinada aplicação.
O Helm consegue colaborar garantindo o deploy dessa complexa aplicação com apenas um comando.
Após os seus deploys terem sido encapsulados com o Helm, um simples comando se responsabiliza pelo deploy completo da sua aplicação no Kubernetes.
O Helm é uma aplicação exclusiva para Kubernetes. Apenas instale o Helm em qualquer um dos nodes que compõem seu cluster e pronto! Você já pode iniciar o uso.